Brasília Teimosa rende graças a São Pedro

< Anterior  Próxima >
Procissão seguiu pelas ruas da comunidade e terminou no mar, no Porto do Recife. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Procissão seguiu pelas ruas da comunidade e terminou no mar, no Porto do Recife. Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

A segunda-feira (29) foi de fé e devoção na comunidade de Brasília Teimosa, na zona sul do Recife, com a procissão de São Pedro. Realizada pela Colônia de Pescadores Z1, ela percorreu as principais ruas do bairro e logo em seguida, seguiu via mar, com destino ao Porto do Recife. A procissão, realizada há mais de 50 anos na localidade, marca as festividades do santo para os pescadores e contou com o apoio da Prefeitura do Recife.

A ameaça de chuva não dispersou os fieis que dedicaram a sua tarde para reverenciar São Pedro. Dona Maria Soledade, de 63 anos, é de uma família de pescadores e diz que há anos tem devoção pelo santo. Conta ela que já alcançou várias graças, das quais uma se destacou: “Eu pedi ajuda de São Pedro para conseguir comprar um barco para meu filho trabalhar e, graças a ele, eu consegui e meu filho tem o seu ganha pão”, diz com um sorriso no rosto.

A Colônia de Pescadores Z1 foi criada na década de 1920. O atual presidente, Augusto de Lima, conta que a procissão já é uma tradição em Brasília Teimosa: “A procissão é a nossa forma de agradecer a São Pedro pelas graças alcançadas e a proteção. É uma tradição e um orgulho pra nossa colônia de pescadores poder organizar esse momento”, destacou.

É da sede da colônia que sai o andor com a imagem do santo. À frente, os fieis foram entoando cantos e orações enquanto caminham pelas principais ruas do bairro. Depois foi a vez de seguir de barco pela Bacia do Pina até a Boca da Barra, no Porto do Recife. Diversas embarcações decoradas, de pequeno e médio porte, acompanharam a procissão marítima. A festividade vai terminar à noite com shows, a partir das 18h30. Confira abaixo a programação profana da festa:

Arraial de São Pedro – Brasília Teimosa

18h30 Sereias Teimosas

19h Ciranda As Filhas de Baracho (homenageadas)

20h Quadrilha Junina Aquarela Nordestina

20h30 Márcio César

21h50 Coco dos Pretos

23h Genival Lacerda

 

 

Patrocinadores

patrocinadores